segunda-feira, 1 de julho de 2013

UMA EXPERIÊNCIA COMO GESTORA DO ENSINO FUNDAMENTAL

UMA EXPERIÊNCIA COMO GESTORA DO ENSINO
FUNDAMENTAL

Estágio Supervisionado II
Nome da escola –  Escola Municipal Vivaldo da Costa Lima
Endereço – Rua Gregório de Matos nº 8-10 Pelorinho
Horário de atividade escolar – Matutino- Vespertino- Noturno
Modalidades de ensino ofertadas pela instituição – Series Iniciais do Ensino Fundamental e Educação de jovens e Adultos – SEJA I.
Equipe pedagógico-adminstrativa –
  • Gestores – Joseane Copque
  • Coordenadores pedagógicos ;
·         Vice-diretores-  Wendel Souto atua no turno Vespertino, Adriana Santos atuante no turno Matutino.
·         Coordenadora Pedagógica-  Rosângela Gomes atuante no Noturno , Helena atuante no turno Matutino.
·         Missão da Escola –
Número de salas por turno –
  • Matutino – Contém Seis salas
  • Vespertino – Contém Sete salas
  • Noturno – Contém Quatro salas

Documentos que norteiam as atividades desenvolvidas na Unidade Escolar
  • PDE ( Foi apresentado pelo Vice- Diretor, e durante sua fala esclareceu que as propostas são lançadas online- Simec)
  • PPP (  Processo de Construção    )
  • Regimento Escolar ( É existente )
A escola possue:
  • Conselho Escolar (  Está efetivo    )
  • Grêmio Estudantil (   Não possui Grêmio Estudantil, porém elegem lideres da sala, feita pelos próprios alunos, com acompanhamento do professor  regente, tendo em processo de dialogo encontro de lideres  ).
Projetos desenvolvidos pela escola
  • Demandados da SMED- Secretária Municipal de Educação
    • Mais Educação – Programa de Educação Integral ( quarenta alunos contemplados. Os alunos terão direito a lanhes e participação de oficinas de leitura e escrita- subsidiado pelo Governo Federal .

·         Concebidos pela escola
    • Projeto Pedagógico- Lendo Compreendendo e Transformando, tendo como objetivo contribuir no processo de Leitura e Escrita.
    • Projeto - Permanecendo na Escola, acompanhamento juntamente com Gestores e Docentes, com o intuito de diminuir a evasão na escola, 2007- 2008.
    • Projeto- Alimentando-se de Saber, tendo como objetivo de trabalhar o auto-estima, acompanhamento da família, registrando a assiduidade dos educados, estimulando-os através de premiações entre eles vale- cultura.

·         Observação:

Nesse primeiro momento de entrevista com o Vice- Diretor Wendel, fazendo-se presente à Diretora Joseane, Me permitiu com grande carisma que estivesse na escola durante dez dias para uma troca de conhecimento, Onde percebe durante o dialogo, e nas questões aqui respondidas, a preocupação que os gestores tem em administrar bem a escola, E o trabalho em equipe que é desenvolvido passivamente para uma ótima administração.  Os professores e funcionários e alunos , foram acolhedores, porém percebe alguns deles aparentemente receosos e surpresos. Esse momento proporcionou- me um olhar mais observador e criterioso, para que haja a parte daí uma boa relação entre a instituição e o estagiário.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

PLANO DE ESTÁGIO

PLANO DE ESTÁGIO
Nome do Estagiário: MEIRE PEREIRA DE OLIVEIRA

Matrícula:101003374
Curso:
PEDAGOGIA
Cod da disciplina de Estágio: SUPERVISIONADO
Ano: 2013
Semestre: 6º
Telefone:
(71)3377-3366
Celular: (71)9630-6971
E-mail: meireoliveira_17@hotmail.com
Escola beneficiada:
Escola Municipal Vivaldo da Costa Lima
Rede:
Municipal
Porte:Médio
Bairro:Pelorinho
Telefone:(71) 3614- 6804/3611-6803 /6804/ 3321-5513
     3321-1149TP
E-mail

Turno do estágio

Vespertino
Início:13/05/2013
Término:29/05/2013

Proposta de trabalho
1-      Justificativa

        A prática de estágio para nós discentes possibilita uma visão ampla de como se dar  a relação Gestão e Coordenação no âmbito Escolar. Fazendo um dialogo entre a prática ali exercida, e o que rezam as Orientações Básicas para Gestão Escolar- Promovida pela Secretária Municipal de Educação e (SMED).
        O documento enfatiza um novo olhar para a gestão escolar, no qual orienta e socializa informações para gestor e coordenador, “no desempenho de suas atividades gerenciais relativas aos aspectos, politico pedagógico e legal”. Documento este norteado pela Seção I – Da Educação – Capítulo III da Constituição Federal/1988, pela Lei nº 9.394/96 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Emendas Constitucionais nº 11/96 e 14/96 e pela Lei nº 9425/96, e pelas Resoluções do Conselho Nacional de Educação.
         Diante dessas perspectivas percebemos a pertinência que o estágio possibilita aos encontros de saberes a serem dialogados, aprendido na instituição de ensino. 



2-      Objetivo Geral
Despertar o interesse pela prática de uma Gestão Escolar no Geral, promovendo ações que possa interagir com o corpo gestor, e a todos que envolve o âmbito escolar.

3-      Objetivos Específicos

            Observar e construir relatos, através dos conhecimentos aprendidos, participar de forma construtiva nas ações desenvolvidas pelo corpo Gestor, intervir em ações como desenvolver dinâmicas, e propostas pedagógicas.   


4-      Metodologia de trabalho

          Segundo documento desenvolvido pela (SMED), Um bom gestor se preocupa com as relações dentro da instituição, possibilitando momentos de diálogos para que a ideia de uma boa ação, a ser desenvolvido passe por todos que fazer marte da construção de conhecimento do discente. Indo em direção a Gestão Democrática.
        No primeiro momento observar, a relação entre Gestor- Coordenador- Docentes – Discentes e todo corpo que contribui para o desenvolvimento das demandas institucionais.
        No segundo momento trazer textos que subsidie a questão relações interpessoais.


5-      Avaliação

      Discursão de ideias, para aquisição de ações construtivas.



Professor Orientador do Estágio
Nome:

Departamento
Celular:

E-mail:
Número do termo de compromisso:


___________________________         _________________________           _________________________
                Estagiário                                       Professora de Estágio                        Coordenadora do Curso